1 de Setembro de 2025
Entrada em funções do novo Diretor Artístico
Entrada em funções do novo Diretor Artístico
(c) André Quendera

Bilhetes

Selecionado por unanimidade pelo júri do concurso internacional para diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), para o quadriénio 2025-2029, Pedro Amaral foi nomeado pela Ministra da Cultura, Juventude e Desporto.

 

As obras de requalificação e modernização, no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), obrigaram ao encerramento do Teatro ao público desde setembro de 2024 e toda a programação acontece já fora de portas, em Lisboa e noutras cidades do país. Acresce a esta mudança de espaços de apresentação, a mudança das equipas e da atividade e ensaios, para o edifício do ex-Tribunal da Boa Hora.

 

Estes tempos desafiantes e determinantes para o futuro do São Carlos foram decisivos na escolha de Pedro Amaral, para quem «o Teatro Nacional de São Carlos deve situar-se no centro da sociedade portuguesa e deve levar cultura musical e, em particular, a ópera, ao conjunto do território nacional».

 

A sua candidatura colocou a missão de serviço público do Teatro Nacional de São Carlos no centro da sua ação, enaltecendo o seu papel de referência nacional e internacional. Com uma carta programática apresentada a «3 tempos» – o curto, o médio e o longo prazo –, Pedro Amaral coloca o foco num equilíbrio entre o grande repertório e a criação contemporânea, entre a redescoberta do património musical português e o desenvolvimento do talento e criatividade das jovens gerações, com uma atenção especial à itinerância, à formação e diversificação dos públicos e ao investimento nas parcerias transnacionais.

 

O concurso internacional de seleção do Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos, iniciado em dezembro de 2024, rececionou 21 candidaturas elegíveis, cuja qualidade e diversidade são um espelho da presença do Teatro no mapa da cultura nacional e europeia.

 

O júri do concurso foi composto por Conceição Amaral, que presidiu, por Rui Morais e por três destacadas figuras do meio operático nacional e internacional: Jorge Vaz de Carvalho, Isamay Benavente e Paolo Pinamonti – a quem o Conselho de Administração agradece novamente a disponibilidade, dedicação e apreciação detalhada das candidaturas.

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile