17 de Novembro de 2025
Programa Filarmonia: apresentação das dez bandas filarmónicas selecionadas
Programa Filarmonia: apresentação das dez bandas filarmónicas selecionadas
©CCDR LVT

Bilhetes

O OPART – Teatro Nacional de São Carlos e a A CCDR Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR LVT) e apresentaram, em Mafra, as dez bandas filarmónicas selecionadas para integrar a primeira edição do Programa Filarmonia, um projeto pioneiro de capacitação artística e organizacional que pretende valorizar e fortalecer o movimento filarmónico da região.

A sessão contou com a presença da Presidente da CCDR LVT, Teresa Almeida, da Presidente do Conselho de Administração do OPART, Conceição Amaral, do Presidente do Município de Mafra, Hugo Moreira Luís, e de representantes municipais e culturais da região.

Foram anunciadas as dez bandas selecionadas entre as candidaturas provenientes das cinco NUTS III da região, num processo que privilegiou critérios de coesão territorial e equidade. As formações escolhidas para integrar a edição piloto do Filarmonia são: a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e a Sociedade Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos, ambas da NUTS Oeste; a Escola de Música Juventude de Mafra e a Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo, representando a NUTS Grande Lisboa; a Filarmónica União Sardoalense e a Sociedade Filarmónica Ouriense, em representação da NUTS Médio Tejo; a Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical da Gançaria e a Sociedade Instrução Coruchense, oriundas da NUTS Lezíria do Tejo; e a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e a Sociedade Filarmónica União Seixalense, da NUTS Península de Setúbal. Estas dez bandas irão beneficiar de um percurso de formação que se desenvolverá ao longo do primeiro semestre de 2026.

O programa inclui masterclasses ministradas por músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa, ações de capacitação organizacional promovidas pela CCDR LVT, atividades de mediação cultural e apoio à estruturação de projetos, permitindo reforçar competências em comunicação, sustentabilidade, gestão e ligação ao território. Estão igualmente previstas ações complementares destinadas a amplificar o impacto do programa e a promover a circulação e visibilidade das bandas da região.

Consulte a lista de bandas selecionadas aqui.

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile