<
Voltar
A Companhia Nacional de Bailado tem como missão prestar um serviço público no domínio da dança em Portugal, promovendo o acesso dos cidadãos à fruição desta arte através de uma oferta diversa e, ao mesmo tempo, garantindo elevados padrões de qualidade na criação e produção profissionais de dança a nível nacional.
Fundada pelo Estado português em 1977, a companhia funciona no quadro do OPART, juntamente com o Teatro Nacional São Carlos, e tem residência no Teatro Camões, em Lisboa.
Ao longo de quase cinco décadas, tem apresentado as obras referenciais do reportório balético, clássico e contemporâneo, de coreógrafos internacionais como George Balanchine, Kurt Jooss, Anne Teresa De Keersmaeker, William Forsythe, Hans van Manen, Jiří Kylián, Mauro Bigonzetti, Ohad Naharin, Martha Graham, Hofesh Shechter, Alexander Ekman e muitos outros.
Paralelamente, aposta em encomendas geradoras de um reportório com identidade própria, destacando-se os convites a criadores portugueses como Armando Jorge, Olga Roriz, Rui Lopes Graça, Vasco Wellenkamp, Fernando Duarte, Filipe Portugal ou Miguel Ramalho, assim como a coreógrafos afirmados no âmbito da dança e do teatro independente, de que são exemplo Rui Horta, Paulo Ribeiro, Tiago Rodrigues, Victor Hugo Pontes, Tânia Carvalho, Clara Andermatt, Marco da Silva Ferreira ou Sónia Baptista.
A relação com distintas disciplinas artísticas tem pautado muitas dessas criações inéditas, envolvendo autores da música, do cinema, da literatura ou das artes plásticas em diálogos criativos.
Dada a versatilidade do elenco, a CNB aposta na diversificação da oferta pública, com masterclasses, conversas, edições, um serviço de aproximação à dança para crianças e jovens e ensaios gerais solidários, aprofundando o seu compromisso de disseminar a cultura da dança, da sua história e apreciação. Sucessivamente, a companhia foi dirigida por Armando Jorge, Isabel Santa Rosa, Jorge Salavisa, Marc Jonkers, Mehmet Balkan, Vasco Wellenkamp, Luísa Taveira, Paulo Ribeiro, Sofia Campos e Carlos Prado. Em setembro de 2024 assume funções o coreógrafo Fernando Duarte, o primeiro diretor artístico escolhido na sequência de concurso público internacional.
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão