Estudou trombone, composição, música coral e direção coral no Conservatório de Música Giuseppe Verdi, em Milão. Teve aulas particulares de canto e órgão. Paralelamente aos seus estudos musicais, estudou filosofia na Università degli Studi, em Milão.
De dezembro de 2016 a janeiro de 2021, foi maestro do Coro da Devlet Opera Ve Balesi de Ancara, e de janeiro de 2018 a janeiro de 2021 desempenhou as funções de orientador vocal do Coro da Rádio e Televisão da Turquia.
Simultaneamente à sua carreira como barítono solista (www.giampaolovessella.it), prosseguiu a atividade como maestro de coro, a partir de 1993, quando criou o Schola Cantorum «Cantate Domino» de Carbonate (Itália). Com este agrupamento, além do serviço litúrgico na Igreja Paroquial de S. Maria Assunta, dedicou-se ao estudo da polifonia renascentista e participou em diversos concertos, festivais corais e eventos musicais. Em 1996 fundou o Coro «Euphonia», em Carbonate (Itália), do qual foi diretor artístico e orientador vocal até 2006.
Destacam-se os 220 concertos em que participou com este grupo, com um repertório que foi do canto gregoriano à polifonia renascentista do sagrado e profano, passando igualmente por importantes obras do período Barroco até à música mais contemporânea. Foram várias as obras e peças adaptadas para este ensemble, de autores como Alberto Soresina e Gianni Possio, e criado também um ensemble orquestral para a interpretação destas novas composições.
O Coro «Euphonia» foi levado à descoberta do mundo da ópera, tendo interpretado, ao longo dos anos, os mais importantes títulos do repertório melodramático (de Mozart a autores veristas), apresentando-se em cena em grandes produções operáticas em teatros italianos e estrangeiros. Destas apresentações resultaram relevantes colaborações com diretores de orquestra, pianistas, solistas, organistas e agrupamentos orquestrais. De janeiro de 2002 a 2016 dirigiu o Coro Lirico dell’Associazione Musicale Calauce de Calolziocorte (Itália) com o qual se apresentou em mais de 140 produções de ópera completas, com cenários e guarda-roupa, em Itália e no estrangeiro. De 2006 a 2016, dirigiu o histórico coro lírico «Corale Arnatese» em Gallarate, e de setembro de 2012 a 2015 foi o maestro do Coro Operístico de Mendrisio (Suíça).
Em 2015 fundou o Coro Sinfónico Ticino.
Durante vários anos lecionou técnica, pedagogia e didatismo de canto para maestros de coro, em cursos organizados pela Unione Società Corali Italiane, na sua delegação de Varese, da qual foi membro do Comité Artístico. Orientou vocalmente bailarinos e artistas musicais, entre os quais Maura Paparo e os seus alunos de dança.
Como freelancer, orienta grupos corais e prestigiados coros de câmara (Ameride Festival 2011, em São Lourenço, no Brasil, e Choralp em Briancon, em França), é membro de júri de concursos internacionais de coros em Itália, entre outros, como por exemplo, do Festival Internacional de Coros de São Lourenço, no Brasil, e do «III Seminario di Capacitatión Musical», em San Cristóbal (Venezuela). É regularmente convidado, por ensembles e coros, a orientar masterclasses e cursos de canto, tanto em Itália como no resto do mundo.
Destacam-se alguns dos coros internacionais com os quais já colaborou: Salt Lake Choral Artists (Salt Lake City, Utah, EUA); Coro «Sette Laghi» de Varese (Itália); Coro «Brianza» de Missaglia (Itália); Coro «Il Rifugio» de Seregno (Itália); e grupo coral «Arnica» de Laveno-Mombello, também em Itália.
Esta temporada
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão