<
Voltar
Natural de Ílhavo, o barítono Ricardo Panela estudou no Conservatório de Música de Aveiro, na Universidade de Aveiro e na Guildhall School of Music and Drama.
Venceu em 2019 o prémio de Melhor Intérprete no Festival de Ópera Armel em Budapeste, após apresentações como Leporello na ópera Don Giovanni.
Do seu repertório constam, entre outros, os papeis de Masetto (Don Giovanni), Malatesta (Don Pasquale), Lescaut (Manon), Figaro (Il Barbiere di Siviglia), Harlekin (Ariadne auf Naxos), Marcello (La Bohème)..
A sua discografia os discos Berlin im Licht - A Kurt Weill Songbook (Artway Records) e Fernando Lopes-Graça - Songs and Folk-Songs Vol. 2 (Naxos Classical), com o pianista Nuno Vieira de Almeida. Os seus papéis em São Carlos incluem: Oficial em Les Dialogues des Carmelites, Fauteuil em L’Enfant et les Sortilèges, Belcore em L’Elisir d’Amore, Madrigalista em Blimunda, Sapateiro/Imperador na Trilogia das Barcas e Onofre em Maria da Fonte. Recentemente criou os papeis de Barba Ruiva na estreia da ópera Leonor e Benjamin de Jorge Salgueiro, e Vulture na ópera Boys of Paradise de Vahan Salorian na sua estreia em Portugal. Foi solista no concerto de abertura do Millennium Festival ao Largo 2025 na obra Polní Mše de Bohuslav Martinů.
Esta temporada
Galeria
Galeria
/
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do São Carlos em primeira mão