Vicente Sobral iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Lisboa.
Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, prosseguiu a sua formação em Londres, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Aí foi distinguido com o Frost-Asset Scheme, tendo concluído o Mestrado na Royal Academy of Music com a mais elevada distinção.
Tendo como mentores Tiago Neto, Roberto Valdés e Levon Chilingirian, frequentou masterclasses e cursos de aperfeiçoamento com figuras como Anthony Marwood, Lawrence Power ou So-Ock Kim. Colaborou também com formações como o Doric String Quartet, Chiaroscuro Quartet e Barbican Quartet.
Foi galardoado com o primeiro prémio em vários concursos nacionais e internacionais, destacando-se participações no Concurso Internacional Cidade do Fundão, Paços Premium, Concurso Internacional Santa Cecília, Concurso Capela e Violines Por La Paz.
Conta também com participações no histórico Aldeburgh Festival, no Lake District Summer Music Festival, onde foi Showcase Artist, e no Young Euro Classic.
Atualmente, integra o naipe dos primeiros violinos da Orquestra Sinfónica Portuguesa - Teatro Nacional de São Carlos, e é primeiro violino do Quarteto Tágide, com o qual venceu o Prémio Jovens Músicos em 2024.
Partilhar
/
X
/