YYYY
Pelos 150 anos do nascimento de Maurice Ravel
Sinopse
Quatro obras de compositores franceses que exploram toda a riqueza tímbrica da orquestra para criar vívidas imagens.
100 anos após Goethe ter escrito Der Zauberlehrling, Paul Dukas (1865-1935) compôs uma obra sobre esse texto. O scherzo sinfónico de 1897 conta a história de um aprendiz que aproveita a ausência do mestre para lançar um feitiço sobre uma vassoura. Walt Disney reforçou o potencial narrativo da obra no filme Fantasia de 1940, intensificando o sucesso da peça.
Estreado em 1896, com o próprio compositor ao piano, o Concerto n.º 5 em Fá Maior foi o último concerto para piano de Camille Saint-Saëns (1835-1921), compositor francês que cultivava o hábito de passar temporadas de inverno em Marrocos e no Egito, o que explicará que este concerto tenha ficado conhecido por «egípcio». António Rosado, o solista convidado desta tarde, destaca a singularidade da obra que, no seu primeiro andamento, nos situa num «ambiente quase religioso de uma escrita que se assemelha a Bach, [passando] para dois andamentos sucessivos muito leves e dançantes.»
«A música deste prelúdio é uma ilustração muito livre do poema de Stéphane Mallarmé. Trata-se antes de sucessivos cenários através dos quais se movem os desejos e os sonhos do fauno no calor daquela tarde». Assim esclareceu Claude Debussy (1862-1918) nas notas ao programa da estreia do seu célebre poema sinfónico, em 1894.
Maurice Ravel (1875-1937) criou igualmente uma obra profundamente visual no seu bailado Daphnis et Chloé. Composto entre 1909 e 1912 para os Ballets Russes, Ravel explicou a sua intenção: «compor um vasto fresco musical fiel à Grécia dos meus sonhos, que se aproxima bastante da imaginada e retratada pelos artistas franceses no final do século XVIII». A 2.ª suíte segue o 3.º quadro do bailado, que começa com o nascer do dia, continua com o reencontro amoroso de Daphnis e Chloé e termina com um apoteótico bacanal sob o signo do deus Pã.
Alinhamento
Paul Dukas L’apprenti Sorcier
Camille Saint-Saëns Concerto n.º 5 em Fá Maior para piano e orquestra, op. 103, «O egípcio»
Claude Debussy Prélude à L’après-midi d’un faune
Maurice Ravel Daphnis et Chloé, Suíte n.º 2
Ficha Artística
Preço: entre 17,50€ e 35€
Duração aprox.: 70 minutos
Class. etária: M/6
Coprodução Centro Cultural de Belém
Paragens desta viagem:
Solistas
Breves Palavras
Lorem ipsum dolor sit amet
-
Sessões do Programa
Bilhetes
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão