Bilhetes
Sinopse
A abrir a temporada 2025-2026, o Teatro Nacional de São Carlos apresenta Carmina Burana, a monumental e mais célebre obra do compositor alemão Carl Orff (1895–1982).
Composta entre 1935 e 1936, em pleno Terceiro Reich, esta cantata alcançou um sucesso imediato desde a sua estreia absoluta na Ópera de Frankfurt, em 1937, apesar das reservas da crítica oficial. Orff integrou o grupo de compositores que, defendendo a separação entre arte e política, permaneceram ativos na Alemanha durante o domínio nazi.
Carmina Burana tem por base um conjunto de poemas medievais redigidos em latim e em variantes antigas de alemão e francês. De tom frequentemente irreverente, os textos exploram temáticas profanas – da sátira social ao erotismo – celebrando os muitos prazeres da vida.
Parte do fascínio duradouro desta obra reside na forma como Orff conjuga referências à música antiga com técnicas de composição modernas, alcançando um equilíbrio singular entre tradição e inovação.
A estrutura da cantata assenta numa sucessão de canções, algumas de estilo folk ou evocativas do canto gregoriano, que exploram ao máximo os recursos expressivos de uma grande orquestra e de um coro sinfónico, exigindo ainda notável versatilidade de três cantores solistas.
Grandiosa, cheia de ritmo e de uma clareza e mundanidade contagiantes, Carmina Burana é a porta de entrada ideal para a nova temporada do Teatro Nacional de São Carlos – uma obra que, através da música, continua a estabelecer uma poderosa ponte entre o passado imemorial e a sensibilidade contemporânea.
Alinhamento
Carl Orff Carmina Burana
Ficha Artística
01 Direção Musical
02 Coro infantil
03 Maestro titular do coro infantil
04
05 Maestro titular do coro
06
Lisboa, Teatro Camões
Preço 30€ a 40€ (consulte descontos)
Duração 65 minutos (aprox.)
Class. Etária M/6
Paragens desta viagem:
Solistas
Solistas
Selecionar sessão
,
-
Breves Palavras
Lorem ipsum dolor sit amet
-
Sessões do Programa
Bilhetes
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do São Carlos em primeira mão