Bilhetes
Sinopse
Na continuidade das últimas temporadas, a Orquestra Sinfónica Portuguesa apresenta-se nas Caldas da Rainha para um concerto que reúne duas obras orquestrais e uma peça concertante, interpretada por quatro instrumentistas deste agrupamento do Teatro Nacional de São Carlos.
A abertura faz-se com o célebre Adagio para cordas de Samuel Barber – adaptação para orquestra do seu Quarteto de Cordas em Si menor, Op. 11. Composto em 1936 e estreado dois anos mais tarde sob a batuta de Arturo Toscanini, terá sido, em parte, inspirado pela leitura das Geórgicas de Virgílio. Tornou-se uma das obras mais emblemáticas do século XX, reconhecida pela sua intensidade emocional, por um pathos e lirismo pungentes.
Segue-se o Concerto para quatro violinos, em Si menor, RV 580, de Antonio Vivaldi – o décimo do ciclo L’Estro Armonico (1711), dedicado a Fernando de Médici. Com estrutura de concerto grosso em sete partes, a obra dá palco o virtuosismo dos solistas Maria Bykova, Flávia Marques, Sara Cymbron e Tomás Costa, em diálogo vibrante com a orquestra.
O concerto encerra com a Sinfonia n.º 29 de Wolfgang Amadeus Mozart, estreada em 1774, quando o compositor tinha 18 anos. Escrita para cordas, dois oboés e duas trompas, tem no seu segundo andamento – Andante – o coração pulsante da obra.
A direção musical do concerto estará a cargo do maestro Antonio Pirolli.
Alinhamento
Samuel Barber Adagio para cordas
Antonio Vivaldi Concerto para quatro violinos
Wolfgang A. Mozart Sinfonia nº 29, em Lá Maior, K. 201
Ficha Artística
Paragens desta viagem:
Solistas
Solistas
Selecionar sessão
,
-
Breves Palavras
Lorem ipsum dolor sit amet
-
Sessões do Programa
Partilhar
/
X
/