Bernardo Marques é um pianista e maestro português, actualmente maestro-correpetidor do Teatro Nacional de São Carlos. A sua actividade musical abrange os universos erudito e popular, com especial foco na ópera, no teatro musical e na música de câmara.
É membro fundador e director artístico da companhia Nova Ópera de Lisboa, com a qual dirigiu o musical Chicago (Kander, Fosse, Ebb), as óperas Così fan tutte (W. A. Mozart) e Dido and Aeneas (H. Purcell), e Ein Deutsches Requiem (J. Brahms). A companhia participou ainda na Tour Europeia “Prelúdio” do artista brasileiro Gilberto Gil. O projecto foi criado e é desenvolvido em conjunto com a soprano Alexandra Bernardo, com quem também se apresenta regularmente em recitais de canto e piano, a nível nacional e internacional.
Das suas distinções destacam-se o 1o Prémio do Nível Superior de Piano no 14o Concurso Internacional Cidade do Fundão e o Prémio de Melhor Pianista Acompanhador no 8o Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa. É frequentemente procurado como acompanhador e correpetidor, tendo já colaborado com a Fundação Gulbenkian (Coro, Orquestra e Coros Participativos), o Festival de Ópera de Óbidos, a Metropolitana, o Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro (Curso de Ópera) e com diversos coros, destacando-se o Grupo Coral de Queluz e o Coro Regina Coeli de Lisboa. Foi maestro assistente da Orquestra Sinfónica Juvenil entre 2017 e 2020.
Realizou os seus estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), onde terminou a Licenciatura em Piano em 2012 sob a orientação de Jorge Moyano. Posteriormente, estudou com Artur Pizarro. Estudou direcção coral com Paulo Lourenço, direcção orquestral com Jean-Sébastien Béreau, Jean-Marc Burfin e
Michael Charry, improvisação com Uri Caine, e ópera com Elena Dumitrescu-Nentwig. Terminou o Mestrado em Música com a classificação máxima em 2024, sob a orientação de Miguel
Henriques.
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do São Carlos em primeira mão