<

Voltar

Francesco Lucii
Francesco Lucii

Francesco Lucii nasceu em Empoli, em 1996, e iniciou a sua formação vocal como tenor aos 17 anos, com a soprano Elena Bartolozzi.

Em 2016, foi admitido no Conservatório “Luigi Cherubini”, em Florença, onde estudou canto lírico com a soprano Elisabetta Castriota.

Como corista, participou na produção de Fra Diavolo, de Auber, no Maggio Musicale Fiorentino, sob a direção de Mario Augustini. No final de 2016, venceu o Prémio Jovem Talento no Concurso Internacional “Città di Pienza”. Nesse mesmo ano, estreou-se no papel de Tamino, em Die Zauberflöte, com a Associação Europa Incanto, no Teatro Argentina, em Roma. Com esta produção, subiu também ao palco do Teatro San Carlo, em Nápoles, e do Teatro Sociale, em Rovigo.

Em 2018, participou em vários concertos com a Caruso Society, em Florença, incluindo um dedicado a Mariella Devia no âmbito do “Prémio Caruso”. Nesse ano, frequentou masterclasses com os baixos Giacomo Prestia e Rolando Panerai, bem como com a soprano Mariella Devia. Interpretou o papel de Franco em The Importance of Naming Franco, de Mario Castelnuovo-Tedesco, numa produção do Maggio Musicale Fiorentino apresentada no Teatro Goldoni, em Florença.

Concluiu os seus estudos vocais em Florença, em 2020.

Foi finalista em vários concursos internacionais, incluindo o XIII Festival Arteincanto, em Pescara, o 10.º Concurso Anita Cerquetti, em Montecosaro, e o Concurso “Marmo all’Opera”, em Carrara.

Nesse mesmo ano, estreou-se no papel de Bobo (Il Buffone) em Paolo e Francesca, de Luigi Mancinelli, no Teatro Mancinelli, em Orvieto, numa produção dirigida por Marcello Panni — a primeira apresentação moderna da ópera.

Em 2022, foi selecionado para várias academias prestigiadas de jovens cantores, entre as quais a Rodolfo Celletti Belcanto Academy (Martina Franca, maio-junho), a Puccini Academy (Torre del Lago, junho) e a Bottega Donizetti (Bergamo, agosto).

Estreou-se no Festival Puccini, em Torre del Lago, no papel do Príncipe Persa, em Turandot, sob a direção musical de Michele Gamba e encenação de Roberto Abbado. Participou também em La Rondine, no papel de Gobin, com direção de Robert Treviño e encenação de Denis Krief.

Em setembro de 2022, frequentou uma masterclass de bel canto com Giulio Zappa.

Em novembro do mesmo ano, interpretou Enrico em L’aio nell’imbarazzo, de Donizetti, no Teatro Donizetti, em Bergamo, com encenação de Francesco Micheli e direção musical de Vincenzo Milletarì.

Em janeiro de 2024, integrou o ensemble do Teatro Regio de Turim, participando em Il barbiere di Siviglia, Die Zauberflöte e Bastien und Bastienne para público jovem.

No Theater Kiel, estreou-se em vários papéis de relevo, incluindo Fenton (Falstaff), Don Ramiro (La Cenerentola) e Ernesto (Don Pasquale).

Em julho de 2024, participou no Festival Rossini de Bad Wildbad, primeiro como membro da Academia e também nas produções de Il signor Bruschino (no papel do filho de Bruschino, sob a direção de José Miguel Sierra) e L’arabo in Gallia (dirigido por Marco Alibrando).

Em setembro e outubro de 2024, voltará a interpretar Tamino numa nova produção de Die Zauberflöte pela AsLiCo, com direção musical de James Meena e encenação de Ivan Stefanutti, apresentada nos teatros de Como, Brescia, Cremona e Pavia.

Entre os seus próximos compromissos estão Die Zauberflöte (Tamino) na Ópera de Câmara de Varsóvia e Falstaff (Fenton) no Teatro Petruzzelli, em Bari.

2025/2026

Esta temporada

Suor Angelica | Gianni Schicchi

17 Rinuccio

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile