Bilhetes
Sinopse
Numa edição que celebra Camões, o concerto de abertura do Millennium Festival ao Largo convoca tenores, barítonos e doze instrumentos de sopro para interpretação da obra encomendada pela Secretaria de Estado da Cultura a Fernando Lopes-Graça (1906-1994), por ocasião do quarto centenário da morte de Luís de Camões. Estreada em 20 de agosto de 1980, no então denominado Festival de Música da Costa do Estoril, a peça reúne passagens do mais celebrizado poema épico do poeta português. Dos dez cantos da epopeia, o compositor extraiu sete passagens nas quais o poeta medita sobre os males do mundo e se insurge contra a corrupção pelo dinheiro, a sede de poder, a cobiça e a vaidade.
Bohuslav Martinu (1890-1959), afirmou-se pela confluência na sua obra de ritmos da música tradicional checa e de singularidades da música francesa. Estreada em 1939, a sua Missa campal reúne textos litúrgicos intercalados com poemas de Jiří Mucha, em que reflete sobre a condição dos combatentes checos que lutaram pelo exército francês durante a Segunda Guerra Mundial.
O concerto inicia-se com a Abertura para orquestra de sopros Op. 24, escrita por Felix Mendelssohn (1809-1847) quando tinha apenas 15 anos. Peça importante do repertório para sopros, apresenta um notável cuidado no equilíbrio e musicalidade.
Alinhamento
Felix Mendelssohn Abertura para sopros em Dó Maior, op. 24Ludwig van Beethoven Marcha n.º 2 em Fá Maior, WoO 19; Marcha em Dó Maior «Zapfenstreich», WoO 20
Fernando Lopes-Graça Sete predicações de «Os Lusíadas» [Números 1 e 4]
Bohuslav Martinu Missa campal
Ernst Toch Spiel para orquestra de sopros, op. 39
Ficha Artística
01 Direção musical
02
03 Maestro titular do coro
04
Coprodução com Festival Estoril Lisboa
Pelo V centenário do nascimento de Luís de Camões
Paragens desta viagem:
Solistas
Solistas
Selecionar sessão
,
-
Breves Palavras
Lorem ipsum dolor sit amet
-
Sessões do Programa
Gratuito
Galeria
Galeria
/
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do São Carlos em primeira mão