Bilhetes
Sinopse
«A morte, à meia-noite, toca uma dança – zig e zig e zag – na sua rabeca», fazendo erguer dos túmulos esqueletos tilintantes numa celebração macabra; é o mote deste Concerto de Halloween repleto de histórias arrepiantes!
No poema sinfónico A bruxa do meio-dia, Antonín Dvořák (1841-1904) recria um mito eslavo, onde o destino trágico de uma criança desobediente ganha vida através dos timbres da orquestra. Segue-se a célebre Danse macabre, de Camille Saint-Saëns (1835-1921), numa primeira versão para voz que narra um baile macabro no cemitério, recriada a seguir apenas pela orquestra. De lá, descemos a uma tenebrosa caverna onde, na ópera Macbeth, Giuseppe Verdi (1813-1901) nos mostra bruxas em torno de um caldeirão, cozinhando feitiços ao som do coro «Tre volte miagola la gatta in fregola». No clímax deste concerto, o próprio diabo toma a palavra com Mefistófeles, no tango sombrio «Seid nüchtern und wachet», da Faust-Kantate de Alfred Schnittke (1934-1998).
Neste concerto, a morte, o sobrenatural e os mitos são fontes de inspiração para estilos diversos, ganhando som e cor através da voz solista, do coro e da orquestra sinfónica. Um concerto de sustos – sim –, mas também de enorme deleite e diversão musical.
Alinhamento
Antonín Dvořák A bruxa do meio-dia
Camille Saint-Saëns Danse macabre para voz e orquestra; Danse macabre, Op. 40 Poema sinfónico
Giuseppe Verdi Macbeth «Tre volte miagola la gatta in fregola»
Alfred Schnittke «Seid nüchtern und wachet» (Faust Kantate)
Ficha Artística
01 Direção musical
02
03 Maestro titular do coro
04
Lisboa, Centro Cultural de Belém
Preço 17,50€ a 35€ (consulte descontos)
Duração 70 minutos (aprox.)
Class. Etária M/6
Paragens desta viagem:
Solistas
Solistas
Selecionar sessão
,
-
Breves Palavras
Lorem ipsum dolor sit amet
-
Sessões do Programa
Bilhetes
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do São Carlos em primeira mão