Bilhetes
Sinopse
Apesar de, na primeira metade do século XIX, o “gosto português” ter continuado a privilegiar a ópera italiana, a lenta introdução da música instrumental centro-europeia em Portugal deveu-se, em grande parte, à visão e empenho de João Domingos Bomtempo.
Este concerto, inteiramente dedicado à música de câmara das primeiras décadas de Oitocentos, inclui a Serenata para sopros e piano do compositor português, lado a lado com obras de Carl Czerny, Conradin Kreutzer e Gioachino Rossini. Juntas, estas peças exemplificam um repertório de música de câmara – neste caso, para instrumentos de sopro e piano – que deu resposta aos anseios de novidade que então se espalhavam pelos salões europeus.
Se Czerny e Kreutzer representam a continuidade da tradição instrumental germânica cuja matriz se encontra na chamada Tríade de Viena – Mozart, Haydn e Beethoven – também Rossini, figura central da ópera nas décadas de 1810 e 1820, e Bomtempo buscaram inspiração nesse legado.
A reunião destas quatro peças num mesmo programa justifica-se não apenas pelas afinidades estilísticas, mas também pelos paralelismos e cruzamentos nos percursos dos seus compositores. Bomtempo, neste contexto, é um exemplo paradigmático de músico cosmopolita: ao internacionalizar-se, teve contacto com as principais instituições e correntes interpretativas do seu tempo, procurando adaptá-las à realidade portuguesa e contribuindo decisivamente para a modernização do panorama musical nacional.
Alinhamento
Carl Czerny Duo para trompa e piano em Mi maior
Conradin Kreutzer Trio para clarinete, fagote e piano, op. 43
Gioachino Rossini Sonata n.º 1 para quarteto de sopros
João Domingos Bomtempo Serenata Quarteto de sopros com piano
Ficha Artística
01 Flauta
02 Clarinete
03 Fagote
04 Fagote
05 Piano
Lisboa, Teatro São Luiz
Entrada livre
Duração 60 minutos (aprox.)
Class. Etária M/6
Paragens desta viagem:
Breves Palavras
Lorem ipsum dolor sit amet
-
Sessões do Programa
Gratuito
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do São Carlos em primeira mão