Temporada
Entre maio e julho, o nosso roteiro passa pela sétima arte, por reflexões históricas e pela obra camoniana
Ler mais
maio-julho
O último trimestre de programação da temporada 2024-2025 inicia-se com uma incursão pela Sétima Arte, terreno fértil para diálogos artísticos virtuosos, como evidencia o programa de música para cinema. Ainda em maio, o filme-concerto O grande ditador, de Chaplin, com música recuperada para apresentações ao vivo, em 2023, inserido no ciclo dedicado aos grandes conflitos, introduz outra capacidade de refletir sobre a história recente e sobre os regimes tirânicos.
Além de concertos cujos programas prolongam as ideias que serviram de base para esta temporada, apresentamos ainda em versão de concerto Wonderful town, o premiado musical de Bernstein.
Por último, nestes meses de maio a julho, damos novo fôlego à música que celebra a poesia camoniana, com dois recitais de canto e piano, um quarteto de violoncelos e voz, e um programa para coro feminino e piano. Diferentes formações para um repertório que reafirma a força da poesia de Camões, grande fonte de inspiração para os nossos compositores.
janeiro-abril
Entre janeiro e abril, a abrangência da nossa presença no território é acompanhada pela diversidade de épocas e estilos das óperas e programas que propomos. Na ópera, o século XVIII está representado por Il trionfo del tempo e del disinganno, obra de típica da exigência vocal de Händel, numa produção estreada em 2024. De Donizetti veremos L'elisir d'amore, divertida e sentimental, ópera incontornável do repertório operático do século XIX. Já do século XX, trazemos Jenůfa, obra-prima de Janáček, pelo olhar de Robert Carsen.
A programação de concertos prossegue linhas temáticas já iniciadas: o V centenário de
Camões, poeta ímpar; Fausto, figura que tanto serviu de inspiração para todas as formas de arte; iniciamos um ciclo para tentar compreender – se tal é possível! – o absurdo da Guerra; outro para (re)descobrir o repertório de obras de compositoras de todas as épocas e, por fim, João Domingos Bomtempo, muito mais do que apenas um pianista. Daremos, ainda, destaque à vertente solística dos instrumentistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa, na série Consonâncias onde, paralelamente, teremos a presença do canto, ideia também presente num conjunto de concertos de câmara de entrada livre.
Ao longo das próximas semanas, será evidente a forte presença de músicos, maestros e
compositores portugueses, circunstância tão fulcral quanto natural.
João Paulo Santos
Coordenador da Comissão Artística
Direção Artistica:
Group Title
01 Óperas
02 Concertos
03 Música de Câmara
04 Cruzamentos e Projetos Especiais
05 Educar para a Música
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão