24/25_Díptico Puccini
Suor Angelica | Gianni Schicchi
02
Oct

-

04
Oct
2025

Suor Angelica e Gianni Schicchi no CCB

Suor Angelica e Gianni Schicchi no CCB

24/25_Carmina Burana
Carmina Burana
20
Sep
2025

A monumental cantata Carmina Burana na abertura da temporada 

A monumental cantata Carmina Burana na abertura da temporada 

24/25_nova temporada SET-DEZ
Temporada 2025-26: setembro a dezembro
July 9, 2025
OPART e Biblioteca Nacional de Portugal celebraram Protocolo de Doação

O OPART e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) celebraram um Protocolo de Doação que formaliza a integração definitiva dos documentos do OPART/TNSC que se encontravam na BNP a título de depósito, desde há longas décadas, reforçando o Fundo Documental São Carlos assim como o compromisso de ambas as instituições com a preservação e divulgação do património músico-teatral português.

No seguimento da atenção dada nos últimos anos à inventariação e salvaguarda dos fundos documentais, este acordo é para o OPART mais um importante passo na valorização e difusão do património músico-teatral do Teatro Nacional de São Carlos, para que possa ser estudado e consultado por toda a comunidade.

Tendo como parte da sua missão pública a preservação da herança cultural, a recuperação e divulgação do património músico-teatral nacional e o estímulo à pesquisa e preservação da memória histórica do teatro, este protocolo sedimenta um trabalho de continuidade das equipas do OPART/TNSC e BNP, no quadro da proteção e acessibilidade deste valioso legado, e que se iniciou com a transferência do arquivo histórico do Teatro Nacional de São Carlos para a Academia das Ciências de Lisboa, em fevereiro de 2024.

A BNP compromete-se a garantir o acesso preferencial do OPART/TNSC ao seu acervo para fins de investigação e atividades culturais, disponibilizando igualmente espaços e reproduções documentais, bem como cedendo documentos originais para exposições, sempre com a garantia da sua conservação e segurança.

Ler mais...

June 24, 2025
Millennium Festival ao Largo 2025

De 4 a 28 de julho, o Largo de São Carlos torna-se lugar de descoberta, de encontro entre o clássico e o contemporâneo, entre a herança literária de Camões e a arte em palco. O Millennium Festival ao Largo é um evento cultural gratuito que anima as noites de verão da cidade de Lisboa, transformando o Largo de São Carlos num palco ao ar livre para espetáculos de música clássica, ópera e dança.


Na 17.ª edição, mantemos o espírito de partilha e de uma cultura acessível e gratuita que nos tem guiado desde a primeira edição. No ano em que se assinalam os 500 anos da morte de uma figura transversal à sociedade e à cultura portuguesas, capaz de atrair a admiração de gerações, propomos um mosaico de obras inspiradas em Luís Vaz de Camões. Figura incontornável da sociedade portuguesa, Camões foi quase tudo quanto um homem podia ser no tempo em que viveu. Um estudioso e um humanista. Com enfoque em obras dos séculos XIX a XXI, destacamos a estreia absoluta de uma nova criação de dança e percorremos o repertório de grandes compositores portugueses, apresentado por formações corais, orquestrais e de música de câmara. Aos concertos, às óperas e aos espetáculos de dança juntamos nesta edição dois dias de programação e ateliers dedicados aos mais novos.


Na música, a poesia camoniana estará presente em obras de Fernando Lopes-Graça e Luís de Freitas Branco, que integram os programas inaugurais do Festival, nos dias 4 e 5 de julho respetivamente. No primeiro dia, o Coro masculino e uma formação orquestral de sopros e metais interpretam um excerto de Sete predicações de «Os Lusíadas», peça extraordinariamente atual, em que dos dez cantos da epopeia, o compositor extrai passagens nas quais o poeta medita sobre os males do mundo. No dia seguinte, o Coro feminino interpreta Madrigais Camonianos, uma evocação das conhecidas obras de Freitas Branco.

A ópera terá, em 2025, uma presença mais relevante, desde logo através da apresentação de Aida, de Giuseppe Verdi, e de Thaïs, de Jules Massenet, ambas em versão de concerto. Dois grandes títulos líricos, com árias e coros muito populares,

e elencos internacionais de grande qualidade, que nos acompanharão nas noites de 15 e 16, e 26 e 28 de julho, respetivamente.


Entre ambos os títulos, trazemos ao Largo um programa de Grandes Coros de Ópera, que tem sido apresentado em vários locais do país e que fará da noite de 18 de julho uma grande festa da ópera, com holofotes centrados no nosso Coro e

Orquestra. No dia 19, dando continuidade à novidade introduzida no ano passado, transformamos o Largo numa grande sala de cinema e projetaremos La bohème, mais uma grande ópera, na encenação de Emilio Sagi, que a RTP gravou em São

Carlos em 2022.

O Millennium Festival ao Largo é um conceito desenvolvido e produzido pelo OPART e pelas três estruturas artísticas que gere - o Teatro Nacional de São Carlos, a Companhia Nacional de Bailado e os Estúdios Victor Córdon – que fazem do Largo um espaço comum de celebração e participação. O Millennium bcp é o mecenas principal do Festival.

Ler mais...

June 6, 2025
Aberto concurso para restauro e reconversão dos lustres e apliques

Está aberto o concurso público para a Empreitada de restauro e reconversão dos lustres e apliques existentes no Teatro Nacional de São Carlos, integrado no Projeto de Conservação e Restauro, Requalificação e Modernização do Teatro Nacional de São Carlos.O concurso com um valor base de € 550.000,00 (quinhentos e cinquenta mil euros), acrescido de IVA está inserido no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, podendo os interessados apresentar proposta até às 18h00, do dia 04 de julho de 2025, na plataforma VORTAL.
Este projeto insere-se no âmbito do 
hashtag#PRR - Plano de Recuperação e Resiliência na medida C04-i02: Património Cultural, Requalificação dos Teatros Nacionais (Aviso N.º 02/C04-i02/2021).
A intervenção no Teatro Nacional de São Carlos para além da conservação, restauro e requalificação geral, tem como principais objetivos a modernização dos equipamentos, na sua maioria obsoletos e descontinuados, a melhoria do desempenho energético dos edifícios; a segurança das equipas e bens; a melhoria das condições de trabalho que decorrerão de novas funcionalidades dos espaços; conforto e bem-estar para o público.

Ler mais...

May 20, 2025
Novo Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos

O Conselho de Administração do OPART, E.P.E. informa que Pedro Amaral foi selecionado por unanimidade pelo júri do concurso para diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), para o quadriénio 2025-2028, iniciando funções a 1 de setembro de 2025.

O júri do concurso, composto por Conceição Amaral (presidente do júri), Rui Morais, Jorge Vaz de Carvalho, Isamay Benavente e Paolo Pinamonti, reconheceu a elevada qualidade das cinco candidaturas finalistas. Deliberou, por unanimidade, distinguir a candidatura de Pedro Amaral, sustentada pela clareza e coerência da proposta programática, pela solidez da sua formação musical e pela relevante experiência artística. O júri valorizou ainda a abrangência da visão apresentada, aliada a um pensamento crítico e construtivo, bem como a um profundo sentido de missão e entusiasmo revelado por Pedro Amaral perante os desafios do Teatro Nacional de São Carlos e o seu futuro.

A candidatura de Pedro Amaral colocou a missão de serviço público do Teatro Nacional de São Carlos no centro da sua ação, enaltecendo o seu papel de referência nacional e internacional. A carta programática apresentada a “3 tempos”, curto, médio e longo prazo, coloca o foco na criação artística, no repertório, no património musical português, no desenvolvimento do talento e criação portuguesa, com uma atenção especial e rigorosa na itinerância, na diversidade dos públicos e na construção de redes e colaborações internacionais.

O júri realçou ainda que o seu percurso pessoal e artístico, bem como o seu conhecimento do setor das artes performativas e a sua capacidade de comunicação e expressão, demonstrados durante a entrevista, evidenciam igualmente a sua preparação para a necessária representação institucional, para a resolução de problemas e para a gestão de equipas técnico-artísticas.

O concurso internacional de seleção do Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos decorreu entre 21 de dezembro de 2024 e 6 de maio de 2025, e para o qual foram rececionadas 21 candidaturas, consideradas todas elegíveis para apreciação do Júri.

A qualidade e a diversidade das candidaturas recebidas revelaram a importância que o Teatro Nacional de São Carlos tem não só a nível nacional como também a nível internacional. A todos os candidatos e candidatas é devido um sincero agradecimento pelo envolvimento e interesse.


O Conselho de Administração do OPART deixa também um agradecimento aos elementos do júri, externos ao OPART – Jorge Vaz de Carvalho, Isamay Benavente e Paolo Pinamonti – pela disponibilidade, dedicação e apreciação detalhada das candidaturas.



Pedro Amaral

Nota Biográfica


Compositor e maestro, Pedro Amaral (Lisboa, 1972) iniciou os seus estudos com Fernando Lopes- Graça, em 1986. Graduou-se na Escola Superior de Música de Lisboa (1994) e no Conservatório Nacional Superior de Paris (CNSM), onde obteve o Primeiro Prémio em Composição por unanimidade do júri (1998). Estudou direção de orquestra com Emilio Pomàrico e com Peter Eötvös, de quem foi assistente.
Prosseguiu estudos universitários na École des Hautes Études en Sciences Sociales, obtendo um Mestrado em Musicologia Contemporânea (1998) e um Doutoramento (2003) com uma tese sobre Momente, de Karlheinz Stockhausen.
Trabalhou no IRCAM – Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique, em Paris, como compositeur en recherche entre 1998 e 2004.

Foi compositor residente na Herrenhaus Edenkoben (Alemanha, 2001), na Villa Medici – Academia de França em Roma, (antigo Prix de Rome, 2004/2005) e no Palácio Lenzi em Florença, 2006.

Em 2006 gravou o seu primeiro disco monográfico, com a London Sinfonietta, sob a sua direção. As suas óperas O Sonho e Beaumarchais foram estreadas em Londres (2010) e em Lisboa (Teatro Nacional Dona Maria II, 2017), respetivamente.

É Professor da Universidade de Évora desde 2007 e membro da Academia de Belas Artes desde 2017.

Com presença assídua em muitos dos mais importantes festivais internacionais, Pedro Amaral dirige numerosos concertos em Portugal e no estrangeiro, com um repertório que se estende do classicismo vienense à contemporaneidade.

Com uma ampla experiência na programação artística de concertos, temporadas e festivais, desempenhou as funções de Maestro Titular da Orquestra do Conservatório Nacional (2007/2008), do Sond’Arte Electric Ensemble (2007/2010) e da Orquestra Metropolitana de Lisboa, funções que acumulou com as de Diretor Artístico (2013/2020).

Ler mais...

March 4, 2025
Lançamento do Concurso Público Internacional para a Empreitada Geral

Foi lançado no dia 3 de março o concurso público internacional para a Empreitada Geral de Conservação e Restauro, Requalificação e Modernização do Teatro Nacional de São Carlos, com projeto da autoria de João Mendes Ribeiro Arquiteto LDA e do Atelier 15 Arquitetura Lda., no valor de € 22.000.000,00 (vinte e dois milhões de euros) no âmbito do investimento do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, da medida C04-i02: Património Cultural - Requalificação dos Teatros Nacionais.

As empresas interessadas poderão apresentar proposta até às 18h00, do dia 4 de abril de 2025 (conforme anúncio retificado em 7 de março), na plataforma VORTAL e deverão ser detentoras dos seguintes alvarás de construção:

1ª Categoria - Edifícios e património classificado;

4.ª Categoria - Instalações elétricas e mecânica;

5ª Categoria - Outros Trabalhos


Mais informações

Este concurso internacional vem completar os quatro anteriores concursos internacionais e procedimentos lançados nos últimos três meses e já terminados, e cujas empresas selecionadas irão iniciar nas próximas semanas os diferentes trabalhos do projeto de intervenção na componente de conservação e restauro. A saber:

  • Projeto de Conservação e Restauro da Sala Principal (no valor de 800 000,00€) - obra inicia em meados de março; 

  • Projeto de Conservação e Restauro e de Reconversão dos Lustres e Apliques Históricos para tecnologia LED (no valor de 550 000,00€) - obra inicia até final de março;

  • Concurso para Conservação e Restauro de todo o Mobiliário de Assento do Teatro (cadeiral da plateia, cadeiras de camarotes, canapés, bancos e banquetas das zonas públicas (no valor de 500 000,00€) - obra inicia a 10 de março;

  • Conservação, Restauro e Reprodução dos Tapetes da manufatura de Beiriz que preenchem toda a zona pública (no valor de 269 025,00€) - iniciou em dezembro de 2024.

Toda a intervenção, quer no património edificado quer no património móvel, tem como principais objetivos a rigorosa conservação e restauro de património nacional, a modernização dos equipamentos técnicos e da mecânica de cena, na sua maioria obsoletos e descontinuados; a melhoria do desempenho energético dos edifícios; novos sistemas de segurança e de acessibilidades; a melhoria das condições de trabalho; novas funcionalidades dos espaços e mais conforto e bem-estar para o público.

Com esta intervenção global, pretendemos devolver magnificência ao histórico e raro Teatro Nacional de São Carlos (inaugurado a 30 de junho de 1793) dotando-o de uma sala de espetáculos conservada e restaurada, criar condições para maior capacidade de produção e de preparação artística, adaptando o teatro às exigências cénicas do século XXI e com capacidade para gerar uma nova dinâmica cultural: mais coproduções internacionais e mais espetáculos líricos e sinfónicos.

Com um investimento total de 32,766,549,00€ o Plano de Recuperação e Resiliência, PRR representa a maior oportunidade para a revitalização e modernização do Teatro Nacional de São Carlos e uma responsabilidade de gestão rigorosa e de forte controle de prazos e metas acordadas até junho de 2026.

 

Ler mais...

January 9, 2025
Empreitada para conservação e restauro da Sala Principal, Camarotes e Tribuna Real

Está aberto o concurso público para a empreitada referente à conservação e restauro da Sala Principal, Camarotes e Tribuna Real, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.


O concurso tem um preço base de € 800.000,00 (oitocentos mil euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, se aplicável podendo os interessados apresentar proposta até às 18h00, do dia 4 de fevereiro de 2025, na plataforma VORTAL.


A intervenção no Teatro Nacional de São Carlos para além da conservação, restauro e requalificação geral, tem como principais objetivos a modernização dos equipamentos, na sua maioria obsoletos e descontinuados, a melhoria do desempenho energético dos edifícios; a segurança das equipas e bens; a melhoria das condições de trabalho que decorrerão de novas funcionalidades dos espaços; conforto e bem-estar para o público.

Ler mais...

December 21, 2024
Concurso Internacional para a Direção Artística do Teatro Nacional de São Carlos

O OPART, E.P.E. anuncia a abertura do concurso internacional para a seleção da nova Direção Artística do Teatro Nacional de São Carlos.


O prazo para a submissão de candidaturas inicia-se hoje, dia 21 de dezembro, e termina no dia 10 de março de 2025.


O mandato da nova Direção Artística terá a duração de quatro anos, podendo ser renovado duas vezes por períodos iguais.


O júri do concurso é constituído por:

Conceição Amaral (Presidente do Conselho de Administração do OPART) – presidente do Júri.  

Rui Morais (Vogal do Conselho de Administração do OPART).

Isamay Benavente - Gestora cultural, ex-diretora artística do Teatro Villamarta de Jerez com programas singulares e de grande projeção tais como os do Centro Lírico del Sur, Otoño Lírico Jerezano e o Concurso de Voces para repertório espanhol, membro de várias comissões e júri de concursos públicos nacionais e internacionais. Atualmente é presidente da Ópera XXI – Associação de Teatros e Temporadas Líricas de Espanha e Diretora-Geral e Artística do Teatro de la Zarzuela em Madrid.

Paolo Pinamonti - Musicólogo, ex-Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos, do Teatro da Zarzuela de Madrid, do Teatro San Carlo de Nápoles, do Teatro La Fenice de Veneza, entre outros, e atual Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Granada;

Jorge Vaz de Carvalho - Cantor lírico com carreira internacional interpretando dezenas de papéis principais de Mozart, Verdi, Bizet, entre outros, ex-Diretor do Instituto das Artes, encenador e membro de júri de concursos de canto nacionais e internacionais, professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, ensaísta e tradutor.


Ler mais...

November 18, 2024
Protocolo de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

O OPART, E.P.E. celebrou esta segunda-feira, 18 de novembro, um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com vista à promoção e realização de atividades culturais em espaços nobres da Misericórdia de Lisboa.


Ler mais...

Todas

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile