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21
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2025

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Madrigais Camonianos II
06
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2025

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Jardim Aberto
17
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2025

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Cancioneiro Camoniano
19
Jul
2025

A sublime poesia camoniana em canto e piano

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June 6, 2025
Aberto concurso para restauro e reconversão dos lustres e apliques

Está aberto o concurso público para a Empreitada de restauro e reconversão dos lustres e apliques existentes no Teatro Nacional de São Carlos, integrado no Projeto de Conservação e Restauro, Requalificação e Modernização do Teatro Nacional de São Carlos.O concurso com um valor base de € 550.000,00 (quinhentos e cinquenta mil euros), acrescido de IVA está inserido no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, podendo os interessados apresentar proposta até às 18h00, do dia 04 de julho de 2025, na plataforma VORTAL.
Este projeto insere-se no âmbito do 
hashtag#PRR - Plano de Recuperação e Resiliência na medida C04-i02: Património Cultural, Requalificação dos Teatros Nacionais (Aviso N.º 02/C04-i02/2021).
A intervenção no Teatro Nacional de São Carlos para além da conservação, restauro e requalificação geral, tem como principais objetivos a modernização dos equipamentos, na sua maioria obsoletos e descontinuados, a melhoria do desempenho energético dos edifícios; a segurança das equipas e bens; a melhoria das condições de trabalho que decorrerão de novas funcionalidades dos espaços; conforto e bem-estar para o público.

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May 20, 2025
Novo Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos

O Conselho de Administração do OPART, E.P.E. informa que Pedro Amaral foi selecionado por unanimidade pelo júri do concurso para diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), para o quadriénio 2025-2028, iniciando funções a 1 de setembro de 2025.

O júri do concurso, composto por Conceição Amaral (presidente do júri), Rui Morais, Jorge Vaz de Carvalho, Isamay Benavente e Paolo Pinamonti, reconheceu a elevada qualidade das cinco candidaturas finalistas. Deliberou, por unanimidade, distinguir a candidatura de Pedro Amaral, sustentada pela clareza e coerência da proposta programática, pela solidez da sua formação musical e pela relevante experiência artística. O júri valorizou ainda a abrangência da visão apresentada, aliada a um pensamento crítico e construtivo, bem como a um profundo sentido de missão e entusiasmo revelado por Pedro Amaral perante os desafios do Teatro Nacional de São Carlos e o seu futuro.

A candidatura de Pedro Amaral colocou a missão de serviço público do Teatro Nacional de São Carlos no centro da sua ação, enaltecendo o seu papel de referência nacional e internacional. A carta programática apresentada a “3 tempos”, curto, médio e longo prazo, coloca o foco na criação artística, no repertório, no património musical português, no desenvolvimento do talento e criação portuguesa, com uma atenção especial e rigorosa na itinerância, na diversidade dos públicos e na construção de redes e colaborações internacionais.

O júri realçou ainda que o seu percurso pessoal e artístico, bem como o seu conhecimento do setor das artes performativas e a sua capacidade de comunicação e expressão, demonstrados durante a entrevista, evidenciam igualmente a sua preparação para a necessária representação institucional, para a resolução de problemas e para a gestão de equipas técnico-artísticas.

O concurso internacional de seleção do Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos decorreu entre 21 de dezembro de 2024 e 6 de maio de 2025, e para o qual foram rececionadas 21 candidaturas, consideradas todas elegíveis para apreciação do Júri.

A qualidade e a diversidade das candidaturas recebidas revelaram a importância que o Teatro Nacional de São Carlos tem não só a nível nacional como também a nível internacional. A todos os candidatos e candidatas é devido um sincero agradecimento pelo envolvimento e interesse.


O Conselho de Administração do OPART deixa também um agradecimento aos elementos do júri, externos ao OPART – Jorge Vaz de Carvalho, Isamay Benavente e Paolo Pinamonti – pela disponibilidade, dedicação e apreciação detalhada das candidaturas.



Pedro Amaral

Nota Biográfica


Compositor e maestro, Pedro Amaral (Lisboa, 1972) iniciou os seus estudos com Fernando Lopes- Graça, em 1986. Graduou-se na Escola Superior de Música de Lisboa (1994) e no Conservatório Nacional Superior de Paris (CNSM), onde obteve o Primeiro Prémio em Composição por unanimidade do júri (1998). Estudou direção de orquestra com Emilio Pomàrico e com Peter Eötvös, de quem foi assistente.
Prosseguiu estudos universitários na École des Hautes Études en Sciences Sociales, obtendo um Mestrado em Musicologia Contemporânea (1998) e um Doutoramento (2003) com uma tese sobre Momente, de Karlheinz Stockhausen.
Trabalhou no IRCAM – Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique, em Paris, como compositeur en recherche entre 1998 e 2004.

Foi compositor residente na Herrenhaus Edenkoben (Alemanha, 2001), na Villa Medici – Academia de França em Roma, (antigo Prix de Rome, 2004/2005) e no Palácio Lenzi em Florença, 2006.

Em 2006 gravou o seu primeiro disco monográfico, com a London Sinfonietta, sob a sua direção. As suas óperas O Sonho e Beaumarchais foram estreadas em Londres (2010) e em Lisboa (Teatro Nacional Dona Maria II, 2017), respetivamente.

É Professor da Universidade de Évora desde 2007 e membro da Academia de Belas Artes desde 2017.

Com presença assídua em muitos dos mais importantes festivais internacionais, Pedro Amaral dirige numerosos concertos em Portugal e no estrangeiro, com um repertório que se estende do classicismo vienense à contemporaneidade.

Com uma ampla experiência na programação artística de concertos, temporadas e festivais, desempenhou as funções de Maestro Titular da Orquestra do Conservatório Nacional (2007/2008), do Sond’Arte Electric Ensemble (2007/2010) e da Orquestra Metropolitana de Lisboa, funções que acumulou com as de Diretor Artístico (2013/2020).

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March 4, 2025
Lançamento do Concurso Público Internacional para a Empreitada Geral

Foi lançado no dia 3 de março o concurso público internacional para a Empreitada Geral de Conservação e Restauro, Requalificação e Modernização do Teatro Nacional de São Carlos, com projeto da autoria de João Mendes Ribeiro Arquiteto LDA e do Atelier 15 Arquitetura Lda., no valor de € 22.000.000,00 (vinte e dois milhões de euros) no âmbito do investimento do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, da medida C04-i02: Património Cultural - Requalificação dos Teatros Nacionais.

As empresas interessadas poderão apresentar proposta até às 18h00, do dia 4 de abril de 2025 (conforme anúncio retificado em 7 de março), na plataforma VORTAL e deverão ser detentoras dos seguintes alvarás de construção:

1ª Categoria - Edifícios e património classificado;

4.ª Categoria - Instalações elétricas e mecânica;

5ª Categoria - Outros Trabalhos


Mais informações

Este concurso internacional vem completar os quatro anteriores concursos internacionais e procedimentos lançados nos últimos três meses e já terminados, e cujas empresas selecionadas irão iniciar nas próximas semanas os diferentes trabalhos do projeto de intervenção na componente de conservação e restauro. A saber:

  • Projeto de Conservação e Restauro da Sala Principal (no valor de 800 000,00€) - obra inicia em meados de março; 

  • Projeto de Conservação e Restauro e de Reconversão dos Lustres e Apliques Históricos para tecnologia LED (no valor de 550 000,00€) - obra inicia até final de março;

  • Concurso para Conservação e Restauro de todo o Mobiliário de Assento do Teatro (cadeiral da plateia, cadeiras de camarotes, canapés, bancos e banquetas das zonas públicas (no valor de 500 000,00€) - obra inicia a 10 de março;

  • Conservação, Restauro e Reprodução dos Tapetes da manufatura de Beiriz que preenchem toda a zona pública (no valor de 269 025,00€) - iniciou em dezembro de 2024.

Toda a intervenção, quer no património edificado quer no património móvel, tem como principais objetivos a rigorosa conservação e restauro de património nacional, a modernização dos equipamentos técnicos e da mecânica de cena, na sua maioria obsoletos e descontinuados; a melhoria do desempenho energético dos edifícios; novos sistemas de segurança e de acessibilidades; a melhoria das condições de trabalho; novas funcionalidades dos espaços e mais conforto e bem-estar para o público.

Com esta intervenção global, pretendemos devolver magnificência ao histórico e raro Teatro Nacional de São Carlos (inaugurado a 30 de junho de 1793) dotando-o de uma sala de espetáculos conservada e restaurada, criar condições para maior capacidade de produção e de preparação artística, adaptando o teatro às exigências cénicas do século XXI e com capacidade para gerar uma nova dinâmica cultural: mais coproduções internacionais e mais espetáculos líricos e sinfónicos.

Com um investimento total de 32,766,549,00€ o Plano de Recuperação e Resiliência, PRR representa a maior oportunidade para a revitalização e modernização do Teatro Nacional de São Carlos e uma responsabilidade de gestão rigorosa e de forte controle de prazos e metas acordadas até junho de 2026.

 

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January 9, 2025
Empreitada para conservação e restauro da Sala Principal, Camarotes e Tribuna Real

Está aberto o concurso público para a empreitada referente à conservação e restauro da Sala Principal, Camarotes e Tribuna Real, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.


O concurso tem um preço base de € 800.000,00 (oitocentos mil euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, se aplicável podendo os interessados apresentar proposta até às 18h00, do dia 4 de fevereiro de 2025, na plataforma VORTAL.


A intervenção no Teatro Nacional de São Carlos para além da conservação, restauro e requalificação geral, tem como principais objetivos a modernização dos equipamentos, na sua maioria obsoletos e descontinuados, a melhoria do desempenho energético dos edifícios; a segurança das equipas e bens; a melhoria das condições de trabalho que decorrerão de novas funcionalidades dos espaços; conforto e bem-estar para o público.

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December 21, 2024
Concurso Internacional para a Direção Artística do Teatro Nacional de São Carlos

O OPART, E.P.E. anuncia a abertura do concurso internacional para a seleção da nova Direção Artística do Teatro Nacional de São Carlos.


O prazo para a submissão de candidaturas inicia-se hoje, dia 21 de dezembro, e termina no dia 10 de março de 2025.


O mandato da nova Direção Artística terá a duração de quatro anos, podendo ser renovado duas vezes por períodos iguais.


O júri do concurso é constituído por:

Conceição Amaral (Presidente do Conselho de Administração do OPART) – presidente do Júri.  

Rui Morais (Vogal do Conselho de Administração do OPART).

Isamay Benavente - Gestora cultural, ex-diretora artística do Teatro Villamarta de Jerez com programas singulares e de grande projeção tais como os do Centro Lírico del Sur, Otoño Lírico Jerezano e o Concurso de Voces para repertório espanhol, membro de várias comissões e júri de concursos públicos nacionais e internacionais. Atualmente é presidente da Ópera XXI – Associação de Teatros e Temporadas Líricas de Espanha e Diretora-Geral e Artística do Teatro de la Zarzuela em Madrid.

Paolo Pinamonti - Musicólogo, ex-Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos, do Teatro da Zarzuela de Madrid, do Teatro San Carlo de Nápoles, do Teatro La Fenice de Veneza, entre outros, e atual Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Granada;

Jorge Vaz de Carvalho - Cantor lírico com carreira internacional interpretando dezenas de papéis principais de Mozart, Verdi, Bizet, entre outros, ex-Diretor do Instituto das Artes, encenador e membro de júri de concursos de canto nacionais e internacionais, professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, ensaísta e tradutor.


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November 18, 2024
Protocolo de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

O OPART, E.P.E. celebrou esta segunda-feira, 18 de novembro, um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com vista à promoção e realização de atividades culturais em espaços nobres da Misericórdia de Lisboa.


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