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Sinopse
Uma missa solene, celebrada na igualmente majestosa Igreja de São Roque e que ruma depois a Caldas da Rainha, mas a que Rossini chamou “pequena”, subvertendo a solenidade com a leveza e a graça que caracterizam a sua obra, tal como as operas buffa que o consagraram.
Composta em 1863 por Gioachino Rossini, a Petite Messe Solennelle é uma das suas obras tardias. Encomendada pelo conde Alexis Pillet-Will e dedicada à sua esposa, Louise, estreou a 14 de março de 1864, dividindo opiniões. Giuseppe Verdi
chegou a sugerir que Rossini abandonasse a música sacra para regressar a composições como o Barbeiro de Sevilha.
Escrita em Passy, onde Rossini passou os últimos anos da sua vida entre amigos, petiscos e pequenas composições vocais a que chamava os seus péchés de vieillesse, a obra destaca-se pela inabitual orquestração para vozes, dois pianos e harmónio, inspirada na tradição napolitana do século XVIII. Segue a estrutura clássica do texto litúrgico: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus (com Hosanna e Benedictus) e Agnus Dei, complementada por um prelúdio e fuga para o Ofertório e um pequeno ritornello antes do Sanctus.
Na segunda versão, escrita três anos mais tarde e orquestrada por Rossini, incluiu ainda a ária para soprano O salutaris hostia, com texto de Tomás de Aquino. Esta segunda versão foi considerada mais conseguida por muitos, mas não por Rossini, que continuou a preferir a primeira.
A Petite Messe Solennelle mantém-se como uma obra que irradia otimismo, refletindo a visão luminosa e bem-humorada do mundo tão própria da música de Rossini que, na última página do manuscrito, escreveu: «Senhor, eis terminada esta pobre pequena missa. Terei escrito música sacra ou sacrílega? Eu nasci para a opera buffa, como sabeis: técnica, não muita, um pouco de coração … e é tudo.»
Alinhamento
Gioachino Rossini Petite Messe Solennelle
Ficha Artística
01 Direção musical
02
03 Maestro titular do coro
Class. Etária M/6
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